sexta-feira, 30 de julho de 2010

A MOEDA DO IMPERADOR

Um livro escrito por João Pontes nos conta como ,no século XIX,a visita ao Egito de Dom Pedro II.imperador do Brasil pôde desencadear toda uma série de acontecimentos .
A história é plena de ação ,suspense e emoções inesperadas.
O garoto Kassim,que vive e estuda no Cairo ,acha perdida nas dunas uma velha moeda brasileira e a partir daí ,descobre um país que se localiza no outro oceano.descobre também um período da nossa história ,de seus personagens e sua importância no cenário político ,social e cultural.
No livro é possível saber um pouco sobre a historia do Brasil desde a chegada da Família Real Portuguesa até a proclamação da República.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

PARA GOSTAR DE LER

A historia do livro
A escrita é a memória da humanidade.
É por meio dela que podemos saber das histórias que nossos antepassados contavam há milhares de anos ,que podemos saber como organizavam suas vidas ,o que conheciam ,o que inventavam.
Os primeiros textos que o homem escreveu foram esculpidos em tabuletas de argila ou em pedra e serviam para documentar. Cerca de 4 mil anos antes de cristo só os escribas sabiam ler e escrever.
Cerca de mil anos depois . Os egípcios já escreviam sobre folhas de papiros .Aos poucos ,os papiros foram sendo substituídos pelo resistente pergaminho.


Quem tinha acesso aos livros eram os padres da Igreja Católica e monges copista, muitos reis e nobres eram analfabetos .Na Europa ,durante a idade média ,poucas pessoas sabiam ler e escrever .Mesmo que a maioria das pessoas não tivessem acesso ,o importante era preservar o conhecimento .
Durante esse período ,o pergaminho foi sendo substituído pelas folhas de papel,que,costuradas em um de seus lados foi sendo viraram os livros de hoje.